
Uma ocorrência registrada à 0h31 desta terça-feira (14) provocou interrupção no fornecimento de energia em diversos estados do País, incluindo o Rio Grande do Norte. Segundo a Neoenergia Cosern, 26 subestações elétricas da distribuidora foram afetadas pelo apagão.
A empresa, que fornece a energia do Estado, informou que aguarda o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para esclarecer as causas do problema. O restabelecimento do serviço começou em menos de quatro minutos após a interrupção e foi concluído por volta de 1h da madrugada, de forma gradual.
De acordo com a distribuidora, 21 municípios potiguares tiveram o fornecimento temporariamente suspenso: Natal (em trechos do Centro, Ribeira, Igapó e Planalto), Acari, Assu, Caicó, Campo Grande, Currais Novos, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Jardim do Seridó, Jucurutu, Macau, Major Sales, Marcelino Vieira, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Santa Cruz, Santana do Matos, Santo Antônio, São José de Mipibu e São Miguel.
A Neoenergia Cosern reforçou que o fornecimento de energia já foi totalmente normalizado em todas as áreas afetadas.
Ao menos oito estados tiveram apagão
Nas redes sociais, usuários relataram apagões em ao menos oito estados, além do RN: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina.
Os efeitos foram distintos: enquanto em algumas localidades a oscilação durou apenas segundos, em outras houve interrupção total do serviço por até 20 minutos.
No Amazonas, a empresa responsável pelo abastecimento, a Amazonas Energia, atribuiu a falha a uma “perturbação” no Sistema Interligado Nacional (SIN). O problema afetou bairros das cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. De acordo com a concessionária, a interrupção começou às 0h09 e foi resolvida por volta das 0h25.