O bispo emérito da Diocese de Santa Luzia, Dom Mariano Manzana, revelou, por meio de uma mensagem aos fiéis, que precisou adiar sua viagem de retorno ao Brasil devido a problemas de saúde. Na Itália, ele foi diagnosticado com uma embolia pulmonar aguda bilateral e segue em tratamento, ainda que fora do hospital.
O religioso explicou que estava prestes a voltar ao país no dia 28 de março, após acompanhar o falecimento de familiares, mas a falta de fôlego o levou a realizar exames médicos que culminaram na necessidade de internação. “O homem propõe e só Deus dispõe”, disse o bispo ao relatar a mudança em seus planos.
Atualmente, ele está em tratamento com anticoagulantes para evitar complicações e reduzir os riscos de hemorragia. Apesar da recuperação, expressou saudade da Diocese e da comunidade religiosa. “Resta uma imensa saudade das pessoas com suas relações pessoais, dos lugares tão familiares, dos eventos que constituem o caminho normal de uma comunidade de fé”, afirmou.
O bispo emérito disse estar oferecendo sua saudade pelo bem da Diocese, do Seminário e de todos aqueles que lideram a comunidade. Por fim, pediu orações para sua recuperação e abençoou os fiéis.