Foto: Reprodução O episódio envolvendo o uso de simbologia nazista por um adolescente durante o baile de formatura do curso de Medicina da Facene, no último sábado (10), em Mossoró, entrou na mira do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), que instaurou um procedimento extrajudicial para apurar o caso.
A apuração é conduzida pela 10ª Promotoria de Justiça do município e tem como objetivo coletar informações preliminares sobre os fatos e identificar os envolvidos. As provas reunidas serão analisadas para definir as medidas legais e as diligências necessárias à completa elucidação do caso.
Após a conclusão das diligências iniciais, o órgão avaliará a eventual responsabilização do adolescente envolvido e/ou de seus responsáveis legais. De acordo com o MP, diversas representações foram encaminhadas pela população por meio da plataforma oficial de denúncias e todas foram reunidas em um único procedimento para otimizar a investigação.
Por se tratar de apuração envolvendo possível ato infracional praticado por adolescente, o procedimento tramita em segredo de justiça. Portanto, a divulgação de imagens e vídeos que exponham o rosto ou a identificação do menor é proibida por lei.