
Na luta contra o rebaixamento no Campeonato Potiguar, o Potyguar Seridoense pode ter mais uma adversidade pelo caminho: o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD/RN). O time de Currais Novos relacionou o volante Toró e o atacante Fabrício, ambos com contrato amador tendo 20 anos de idade, o que não é permitido pelo Regulamento Específico do Estadual deste ano, e pode ser denunciado no TJD/RN.
“É vedada a participação de atletas com idade inferior a 16 (dezesseis) anos completos. Para fins deste Parágrafo, o atleta estará regular para a disputa do Campeonato a partir da data do seu aniversário de 16 (dezesseis) anos de idade”, diz o trecho do regulamento do Estadual.
Em caso de punição, o Potyguar deve perder até 15 pontos no Campeonato Potiguar. A penalidade ocorreu pelo fato dos jogadores terem sido relacionados em quatro partidas, sendo Toró em todos os jogos disputados até o momento, enquanto Fabrício em apenas dois. Isso implica na perda de três pontos por jogo, ou seja, 12 pontos no total, conforme o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Além disso, o texto prevê que o time de Currais Novos terá a anulação dos três pontos conquistados na vitória sobre o Globo pela terceira rodada da competição. Desta forma, resulta na perda total de 15 pontos na tabela.
O time seridoense também pode ser enquadrado no artigo 191, ao invés do 214, que trata sobre o descumprimento de um regulamento geral ou específico de uma competição. Neste caso, o texto prevê somente a punição em multa, sem perda de pontos, que varia entre R$ 100 a R$ 100 mil.
Ambos ficaram como opções no banco e não atuaram, mas apesar disso, somente pelo fato de constar na súmula da partida, já é considerada a irregularidade, segundo o art. 214 do CBJD. “Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”, explica o documento.
Além do Potyguar, o América também corre risco de ser denunciado no TJD/RN pela mesma situação. O alvirrubro relacionou o lateral-direito Elias em três jogos com contrato amador, com o mesmo tendo completado os 20 anos em 2025.
Tribuna do Norte