O tema da redação do Enem 2025 — “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” — foi recebido com entusiasmo pelos alunos do Nosso CEI (Romualdo Galvão/Roberto Freire), em Natal. A professora de redação e coordenadora de Linguagens da instituição, Roberta Matos, avaliou o assunto como pertinente e atual, destacando que a proposta cobrou um olhar crítico sobre as desigualdades do envelhecimento no país e a necessidade de políticas públicas voltadas à população idosa. “Nem todos envelhecem com qualidade. Há idosos enfrentando problemas de saúde, falta de acesso a serviços e até violência patrimonial dentro de casa”, afirmou.
Segundo a professora, o tema foi amplamente trabalhado ao longo do ano dentro da metodologia do CEI, que organiza o ensino por eixos temáticos. Entre os eixos abordados, o de cidadania e direitos humanos incluía o envelhecimento populacional, o etarismo e o impacto da transição demográfica brasileira. “Nós temos uma população que está envelhecendo, e o idoso no Brasil é plural. O idoso do centro urbano é diferente do idoso do campo, que enfrenta adversidades da seca e do trabalho rural”, explicou. Ela destacou que os textos motivadores da prova abordaram justamente essa desigualdade social no processo de envelhecimento, incluindo recortes sobre o racismo estrutural e as condições distintas entre brancos e negros.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Roberta ressaltou que o tema exigiu dos candidatos uma leitura atenta dos textos de apoio e uma interpretação ampla das dimensões do envelhecimento. “Não é apenas uma redação sobre envelhecimento, mas sobre o envelhecimento no Brasil, diante da desigualdade e da falta de respeito”, disse. A professora lembrou que o Estatuto do Idoso foi citado no material da prova e serviu como base para reflexões sobre o papel do Estado. “A gente tem o Estatuto do Idoso, que é um documento específico só para isso, mas ele é colocado em prática? Esse é o tipo de reflexão que o aluno precisava desenvolver.”
Sobre a estrutura do texto exigido no Enem, Roberta explicou que o candidato deve escrever até 30 linhas, em formato dissertativo-argumentativo, e que a redação é avaliada por cinco competências. “O mil mora na competência 1 e na competência 3”, disse, referindo-se à correção gramatical e à argumentação autoral. Ela reforçou que erros simples de pontuação ou concordância podem reduzir a nota e que o domínio da norma culta é decisivo.
Primeiro dia teve 27% de abstenção
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Manuel Palacios, realizaram coletiva de imprensa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 no domingo 9 na sede do Inep, em Brasília.
Ao analisar os números do primeiro dia de prova, Santana revelou que 27% dos candidatos não compareceram ao local da prova – número equivalente a cerca de 1,2 milhão de participantes ausentes.
O recorte mantém taxa semelhante à do ano passado (26,6%) – e apresenta porcentagem menor que dos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).
Além das abstenções, 3.240 participantes eliminados por diferentes irregularidades – por não atenderem às orientações dos fiscais, utilizarem materiais impressos, ausentaram-se dos assentos fora do horário permitido, portaram equipamentos eletrônicos ou deixaram o local da prova portando o caderno de questões antes de 30 minutos do final da aplicação.
No primeiro dia, os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
A aplicação do Enem 2025 continuará no próximo domingo, 16 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática.