
A tradicional campanha Papai Noel dos Correios no Rio Grande do Norte foi oficialmente lançada nesta segunda-feira (10), no auditório da unidade central em Natal, no bairro Ribeira. A expectativa para 2025 é que a ação acolha 6 mil cartas de crianças e adolescentes.
A iniciativa visa receber cartas de crianças endereçadas ao Papai Noel, com pedidos de presentes, e transformar esses sonhos em realidade por meio da solidariedade.
O público-alvo inclui estudantes do ensino infantil e fundamental de escolas públicas, além de crianças e adolescentes de abrigos, instituições e projetos sociais. Este é o 35º ano da campanha. No ano passado, todas as cartas selecionadas foram atendidas, e a expectativa é a mesma para as 6 mil cartas esperadas para o Natal deste ano.
Ao todo, 16 municípios do Rio Grande do Norte estão participando da ação. Entre eles, estão: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba, São José de Mipibu, Mossoró, Apodi, Assu, Angicos, Caicó, Currais Novos, Felipe Guerra, Goianinha e Santa Cruz.
A superintendente estadual dos Correios, Jaqueline Costa, expressou gratidão pela solidariedade potiguar e fez um apelo: “Esperamos que neste ano esse espírito de solidariedade se renove e que muitas pessoas adotem cartas e tirem sonhos do papel”.
Todas as agências dos Correios na capital e nos municípios participantes funcionam como pontos de adoção de cartas e entrega de presentes. O Blog do Noel também é uma opção para escolha de cartas.
Entre os presentes mais solicitados pelas crianças estão materiais escolares. É o caso de Maria Cecilya Souza, 8 anos, aluna do 3° ano da Escola Estadual Ambulatório Matias Moreira e bailarina do projeto social Balé Menina Flor, do conjunto habitacional Leningrado, no bairro Planalto.
“Eu pedi um material escolar e queria muito ganhar um caderno e lápis de cor”, compartilha, acrescentando que gosta muito de estudar e que é uma boa aluna. Em sua carta, Cecilya escreveu: “Gostaria de desejar um Feliz Natal, paz e saúde. Que não falte comida para as crianças”.
No caso de projetos sociais, adolescentes também podem participar. Como Aline Barbosa, 21 anos, hematológica, acolhida pela Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva quando tinha 4 anos após o diagnóstico de anemia XCPD.
Aline escreve para o projeto há pelo menos 10 anos e sempre é atendida. Neste ano, ela pediu uma garrafa térmica, um body splash ou toalhas, por conta do seu problema de pele. A campanha possui um caráter educativo, ao incentivar o aprendizado da escrita de cartas, e social, ao acolher crianças em situações de maior vulnerabilidade.
A ação tem parceria direta com as secretarias de educação para a seleção de escolas em áreas de fragilidade socioeconômica. Ao todo, são 50 instituições participantes, entre escolas, abrigos e projetos.
A superintendente dos Correios orienta sobre a entrega de presentes. “Eles devem ser entregues nas agências dos Correios já embalados e é necessário anexar no pacote a carta ou o cabeçalho com a identificação e o endereço da criança, para tornar a separação e entrega mais práticas”, explica.
O prazo final para a adoção de cartas é 6 de dezembro e para a entrega dos presentes é 8 de dezembro.