
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL-RJ) cumpre visita de três dias no Rio Grande do Norte a partir desta quinta-feira (12) até o sábado (14), retomando a série de compromissos agendados em Natal e no interior do Estado, interrompida em 11 de abril por conta de uma obstrução intestinal a caminho de Santa Cruz, na região do Trairi.
Em seguida a recepção que ocorre, às 11 horas de hoje, no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e depois de almoçar com digitais influencers, no novo restaurante Camarões da avenida Roberto Freire, e receber títulos de cidadania natalense e potiguar na Câmara Municipal de Natal (CMN), o ex-presidente Jair Bolsonaro visita, às 16 horas, a Engorda de Ponta Negra, obra executada com recursos liberados em sua gestão (2019/2022).
O investimento chegou a R$ 75 milhões, recursos que permitiram a conclusão do enrocamento (blocos de pedra que funcionam como quebra-mar para evitar a erosão do calçadão) e a engorda (alargamento da faixa de areia) da praia, que também contribui para evitar a erosão do Morro do Careca, cartão postal de Ponta Negra.
“Investimento que deu outra cara a Ponta Negra”, comemora o senador Rogério Marinho, secretário-geral do Partido Liberal e pré-candidato ao governo do Estado, que na época do empenho dos recursos para a Prefeitura Municipal de Natal, exercia a função de ministro do Desenvolvimento Regional na gestão Bolsonaro. “Agora Bolsonaro conhecerá a engorda de Ponta Negra, que foi construída com recursos garantidos em sua gestão”, disse Rogério Marinho.
Para o deputado federal General Girão (PL) “essas honras são mais do que merecidas em função de toda ajuda que Bolsonaro deu ao Estado” durante os quatro anos de mandato como presidente da República: “Quem pensa diferente, nós respeitamos, mas lamentamos, porque os feitos estão aí e são inegáveis. A Reta Tabajara só teve progresso durante o governo Bolsonaro, assim como a Barragem de Oiticica. Sem falar na questão dos repasses financeiros às prefeituras. Bolsonaro foi melhor para o RN do que a própria Governadora Fátima Bezerra”.
A sessão conjunta para entrega de títulos honoríficos a Jair Bolsonaro, começa às 14h30, no plenário Érico Hackradt da CMN, com acessos a vereadores, deputados e autoridades, mas será instalado telão para o público externo acompanhar a solenidade, a partir das ruas Campos Sales e Jundiaí.
O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) que propôs o título de cidadão potiguar a Bolsonaro, aprovado na Assembleia Legislativa explicou que a Câmara Municipal “está fazendo todo o trabalho para recepcionar montagem de tendas na parte interna, telão, carro de som e todo o ambiente está sendo preparado para receber as pessoas. A previsão é de muita gente, que se for possível, cheguem cedo”.
Coronel Azevedo que a outorga do título é uma oportunidade de agradecer a Bolsonaro “por tudo o que ele fez pelo Rio Grande do Norte e pelo Brasil, por demonstrar que somos um país rico, infelizmente, mal administrado e amarrado à doutrinação da esquerdam mas o povo pede Bolsonaro de volta à presidência”.
O deputado estadual Tomba Farias (PL) reforçou o convide de Azevedo para as pessoas seguirem o comboio de Bolsonaro de Natal às regiões do Trairi e do Seridó: “Esse é um momento em que recebemos aquele que tratou bem todos os prefeitos, que tratou bem esse Brasil e que mudou a história desse país”.
Já o deputado estadual Dr. Kerginaldo (PL) disse que a vinda de Bolsonaro “fortalece a direita do nosso Estado e vamos caminhar ao lado de quem representa milhões de brasileiros e não abriu mão de seus valores”.
Autor da proposta do título de cidadão natalense para o ex-presidente, o vereador Subtenente Eliabe (PL) afirmou que “até tentaram impedir”, mas Bolsonaro receberá a honraria no plenário da CMN, que “materializa o reconhecimento da população de Natal pelos serviços prestados pelo ex-presidente Bolsonaro”.
Segundo Eliabe, o ex-presidente teve à sua disposição vários locais para receber essa honraria, mas escolheu e preferiu estar na Câmara Municipal do Natal: ”Bolsonaro foi o presidente que mais visitou Natal, teve uma atenção enorme por Natal, além disto, foi o presidente que mais destinou recursos para obras estruturantes em Natal. E se a gente for elencar as obras e os recursos enviados aqui para Natal, a gente vai ter uma lista enorme, como a engorda de Ponta Negra, o Complexo Turístico da Redinha e o único hospital de campanha construído no Rio Grande do Norte durante a pandemia de Covid-19 com recursos enviados por Bolsonaro”.
Jair Bolsonaro aproveitará sua passagem por Natal e Santa Cruz para agradecer aos profissionais de saúde que lhe atenderam no Estado em abril e participará do projeto Rota 22, em seminário que será realizado em Mossoró, região Oeste.
No dia 13, Bolsonaro ainda fará visita às outras obras que foram impulsionadas durante o exercício do mandato, na Presidência da República: Transposição do São Francisco, Barragem de Oiticica e Cidade da Moda. A noite participa do Mossoró Cidade Junina. No sábado (14) visita o Anel Viário de Mossoró e recebe título de cidadão mossoroense.
Agenda
Rota 22 PL – RN
Dia 12/06
11h – Chegada no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
12h – Almoço com digital influencers.
14h30 – Entrega de títulos de cidadania natalense e norte-rio-grandense, Câmara Municipal de Natal.
16h – Engorda de Ponta Negra, próximo ao Morro do Careca.
Dia 13/06
7h – Visita ao Hospital Rio Grande, no Tirol, em Natal.
9h30 – Tangará, nova pastelaria (BR-226).
10h30 – Santa Cruz, visita ao Hospital Municipal e ao Santuário de Santa Rita de Cássia.
13h – Acari, visita à Cidade da Moda.
15h – Jucurutu, visita à Barragem de Oiticica.
19h – Mossoró, visita ao Cidade Junina.
Dia 14/06
7h – Visita ao anel viário e entrega de título de cidadania mossoroense.
8h – Seminário Rota 22, no, Garbos Hotel.
14h30 – Embarque no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Fonte – Partido Liberal